As raízes mistas de Mococa, fez da cidade um grande celeiro de arte e cultura. Descendentes de escravos, italianos, japoneses e alemães… O povo carrega suas origens agregando outras culturas que chegaram à cidade. O jeito mineiro, pela proximidade com o estado de Minas Gerais, é marcante, e muitas famílias vieram do estado vizinho quando a cidade foi fundada.

Conhecer alguns personagens característicos da cidade, pode te levar a compreender o papel de Mococa na cultura da região:

- O Mestre Tião Piano, que lidera um grupo de Congada, onde sua família toda participa.

Mineirinho, com suas invenções sustentáveis, conta histórias para as crianças sempre acompanhado pelo seu boneco Calado.

Dona Arminda, com seus doces caseiros. Uma senhora sorridente e muito receptiva, adoça a vida das pessoas que a cerca.

- Maria Vassourinha, que vivia no meio dos jovens. Diz uma lenda urbana, que antes de morrer, pediu um beijo para um rapaz, dizendo: “Se você me der um beijo, eu vou embora sossegada”. Sendo atropelada em seguida.

Além dos personagens da cidade, existem os eventos culturais que acontecem ao longo do ano. A Folia de Reis, que passa pela cidade toda, acaba em um grande café da manhã. A Festa Japonesa e a Virada Caipira, são outras grandes festas com presença popular.

Uma cidade que se preocupa em manter suas raízes, através das festividades públicas de suas etnias.

[Texto e Foto: Marco Tornnelly]
Fonte: http://circuito.sescsp.org.br/index.php/mococa-celeiro-cultural/  Publicado em: 15/04/2014